domingo, 19 de junho de 2011

a menina mais bonita da cidade

ana becker era a menina mais bonita da cidade.

e também era muito inteligente, muito sensível. 
sempre foi além de nós, as outras meninas da cidade. 

quando a conheceu, no bonfim, o caio fernando abreu disse que ela parecia uma fadinha. 


a primeira vez que a vi foi no menino deus, onde fazíamos educação física.
[era bem longe da nossa escola, na verdade. eu pegava dois ônibus para chegar. coisas de escola pública]

bem, lá estava eu, em 74, eu acho, quando vejo uma menina linda fazendo baliza.
não de carro! baliza era o que faziam as meninas lindas em frente às bandas de música das escolas.

aninha tinha vindo se santiago, e morava num prédio em frente ao colégio.
nós eramos as duas loiras, as duas usavam óculos redondos como janis joplin e as duas eram ripongas.
ficamos inseparáveis, por longos anos.

um dia chamaram meus pais no colégio: eu fora vista aos beijos no recreio com o hermenegildo
(um cara lindo, inteligente, apaixonado por john lennon e que desenhava muito bem).
claro que não era eu. era aninha quem ele estava beijado...

ela namorou o kiko e eu namorei o keko, irmão dele.
fizemos teatro juntas no grupo "almas e lamas".
e dançamos dançamos dançamos e dançamos juntas na academia mudança.

tomávamos litros de café e fumávamos camel.
eu usava  alfazema garrão, ela também.
ouvíamos roquenrrol.
lagarteávamos na praça da matriz.
escrevíamos diários.
conversávamos.
lemos vários livros de dostoiévski juntas.
viajamos de carona de porto alegre a natal, juntas.
choramos de amor juntas.

um dia aninha saiu pra conhecer o brasil com um namorado jornalista.
porto alegre ficou ainda mais cinza. fui embora pro rio.
depois ela voltou pro sul, depois foi morar na europa, depois voltou pro sul.
eu nunca mais voltei.

tiramos carteira na mesma época, eu em brasília, ela em porto alegre.
tivemos filhos no mesmo ano: eu mathias, ela isabel.

ana é casada com manuel, um fotógrafo perfeito, e mora perto da redenção.
eu sou solteira e moro perto do olhos d´ água.

tenho dezenas de cartas e fotos de ana.
este blog só existe porque ela existe.

hoje ela me ligou e eu pedi pra ela ler o blog.
então sentei aqui e tomei coragem de chegar nos anos 70, finalmente [se a ana deixar].

4 comentários:

  1. Coisa mais linda. Sempre, durante todo esse tempo que nos conhecemos, sempre ouvi falar da Aninha e via as fotas e a achava linda, como você. Ouvia admirado suas histórias com a Aninha e lamentava não ter estado junto, tive que esperar você chegar no Rio... Beijos

    ResponderExcluir
  2. Maia,
    Que texto lindo!Bom recordar bons momentos vividos.Lembro bem da bela Aninha, que amizade forte a de vocês. Você tem o talento de fazer e cultivar amigos. Parabéns! Beijo

    ResponderExcluir
  3. Maia,
    Que texto lindo!Bom recordar bons momentos vividos.Lembro bem da bela Aninha, que amizade forte a de vocês. Você tem o talento de fazer e cultivar amigos. Parabéns! Beijo

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Dulce. Acho que essa foto foi tirada em sua casa em Chapecó.

    ResponderExcluir